PORTUGUÊS | ENGLISH | ESPAÑOL

DOESTE

O DOESTE v0.5 é um repositório de corpora de textos escritos por crianças e adolescentes portugueses e brasileiros em idade escolar. Os textos têm anotação morfossintática e estão lematizados, por isso podem ser pesquisáveis de diferentes modos na página de pesquisa. Alguns dados quantitativos estão disponíveis nas janelas Estatísticas and Distribuição.

DOESTE contém dois subcorpora: um de português europeu e um de português brasileiro.

Os textos escritos por crianças e adolescentes monolíngues de português europeu foram coletados entre setembro de 2011 e janeiro de 2012, de diferentes escolas públicas da cidade de Lisboa (Portugal). É composto por 244 textos narrativos (n=122) e argumentativos (n=122). Os sujeitos (51% do sexo feminino e 49% do sexo masculino) são estudantes do 5º ano (n=26; idade média=10,19), do 7º ano (n=46; idade média=12,33) e do 10º ano (n=50; idade média=15,16) da educação básica portuguesa.

Os textos escritos por crianças e adolescentes monolíngues de português brasileiro estão sendo coletados desde 2017, de diferentes escolas públicas de três cidades do estado do Rio Grande do Norte (Brasil). É composto por textos narrativos (n=225) e argumentativos (n=225). Os sujeitos (53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino) são estudantes do 5º (n=61; idade média=11,13) e do 9º anos (n=44; idade média=15,32) do Ensino Fundamental e do 3º ano (n=120; idade média=17,96) do Ensino Médio da Educação Básica brasileira.

Os textos portugueses e brasileiros foram coletados a partir dos mesmos estímulos (com pequenos ajustes culturais):

Estímulo 1 (narrativo): Conte uma história marcante (real ou imaginada) que você e seu(sua) melhor amigo(a) viveram durante as últimas férias escolares.

Estímulo 2 (argumentativo): Você acha que as redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Windows Live Space, etc.) são importantes hoje em dia? Escreva um texto para ser publicado no blog da sua escola em que você exponha a sua opinião sobre as redes sociais. Neste texto, você deve dizer se é a favor ou contra a existência das redes sociais. Não se esqueça de justificar a sua opinião!