"Redes sociais", cujo próprio nome já diz, é uma espécie de sociedade online, onde está interligada a cada dispositivo de pessoa jurídica e/ou pessoa física. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui atualmente, cerca de 116 milhões de pessoas conectadas à internet, Sendo que 94,2% utilizam a mesma para acessar as redes sociais.
Notícias, informações, boatos, propagandas, etc., são comuns nas redes sociais, isso cria um censo crítico, já que o usuário passa a questionar-se e/ou se expressar por meio das mesmas. Orgãos governamentais e não governamentais (ONG's) utilizam as redes sociais para exibir suas ações. Um exemplo de uso das redes sociais é o atual candidato a presidência da república, Jair Bolsonaro, onde sofreu um atentado e, enquanto estava hospitalizado, passou a usar as redes sociais para prosseguir com a campanha política.
Contudo, pode-se concluir que as redes sociais são úteis para toda a sociedade, porém, não se pode descartar a probabilidade de mau uso dessas ferramentas, portanto, devem-se ser utilizadas de forma consciente.