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Total de cursos superiores com avaliação satisfatória é de 26% no EAD e 38% no modelo presencial, diz MEC Por g1 02/04/2024 16h00 Atualizado 02/04/2024 Sala de aula na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — Foto: UCDB/Reprodução Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados. No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade (veja mais abaixo). É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo. Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos: Bacharelados AdministraçãoAdministração PúblicaCiências ContáveisCiências EconômicasComunicação Social (Jornalismo)Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)DireitoPsicologiaRelações InternacionaisSecretariado ExecutivoServiço SocialTeologiaTurismo Tecnológicos Comércio ExteriorDesign de InterioresDesign GráficoDesign de Moda GastronomiaGestão ComercialGestão de QualidadeGestão PúblicaGestão de Recursos HumanosGestão FinanceiraLogísticaMarketingProcessos Gerenciais Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022: Cursos EAD Nota 1 (insatisfatória): 93Nota 2 (insatisfatória): 124.108Nota 3 (Regular): 1.155.053Nota 4 (Satisfatória): 159.529Nota 5 (Satisfatória): 3.730 Cursos presenciais Nota 1 (insatisfatória): 1.322Nota 2 (insatisfatória): 112.309Nota 3 (Regular): 763.413Nota 4 (Satisfatória): 584.954Nota 5 (Satisfatória): 58.653 Entenda como é feita a avaliação O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera: o desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação);a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva);a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade);o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso. Matrículas x CPC Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos. Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5. Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.