0618_economia
0618_economia
O Papamóvel de quase R$ 1 milhão: carro de Leão XIV é um Mercedes-Benz Classe G totalmente elétrico Por Vinicius Montoia, g1 20/05/2025 14h40 Atualizado 20/05/2025 Papamóvel custa quase R$ 1 milhão — Foto: Reuters Mercedes-Benz Classe G totalmente elétrico. Este é o atual carro do Papa Leão XIV, que iniciou o seu pontificado de forma oficial neste domingo (18), após a missa inaugural. O papamóvel foi especialmente desenvolvido para o Vaticano pela montadora alemã. (saiba mais adiante) O veículo é baseado no novo Classe G elétrico (G580 com tecnologia EQ). Na Alemanha, o veículo custa 142 mil euros, o que equivale a R$ 906 mil. Com emissão zero, o novo veículo já vinha sendo utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024, e representa um passo rumo à sustentabilidade, alinhando-se aos princípios da encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco defendia o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Carro foi desenvolvido para o Papa Francisco — Foto: Divulgação | Mercedes-Benz LEIA MAIS: VÍDEO: Haojue DL 160 é mais uma chinesa atrás do público de Honda Bros e Yamaha Crosser; conheçaComo escolher o pneu da moto: veja 8 dicas para não errar na hora da compraItaliana Moto Morini inicia a produção de três modelos de motocicletas no Brasil; veja os planos Desenvolvido com o Vaticano O novo Papamóvel foi desenvolvido sob medida em estreita colaboração com o Vaticano. Seu sistema de propulsão elétrica foi especialmente adaptado para operar em velocidades extremamente baixas, típicas das aparições públicas do Papa. O modelo mantém a tradicional pintura branca perolada e traz inovações como: assento central ajustável em altura e giratório, permitindo ao Papa interagir com o público de diferentes ângulos;dois assentos adicionais laterais para acompanhantes;teto removido a partir da coluna B, com cobertura rígida opcional para proteção contra intempéries;porta traseira esquerda redesenhada artesanalmente e soldada à carroceria;motores elétricos próximos às rodas, otimizando a dirigibilidade em baixas velocidades. Veja a galeria abaixo: Apesar de ser feito para rodar a baixas velocidades, o Classe G do Papa Leão XIV desenvolve incríveis 587 cv de potência e 118 kgfm de torque, o que possibilita que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A bateria permite rodar até 473 km no ciclo europeu. Seria preciso testar o carro sob os critérios do Inmetro para saber quanto seria a sua autonomia em solo brasileiro. Quase um século de parceria com o Vaticano A relação entre a Mercedes-Benz e o Vaticano remonta a 1930, quando o Papa Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman Saloon. Desde então, diversos modelos icônicos foram utilizados pelos pontífices, incluindo o 300 Landaulet, o 600 Pullman e, mais recentemente, versões modificadas da Classe G e da Classe M. O novo Papamóvel elétrico representa a evolução dessa tradição, agora com foco na sustentabilidade. O papamóvel é inspirado no Classe G, modelo que nasceu em 1993. A versão a combustão é carregada por um motor 4.0 V8 de 421 cv — Foto: Divulgação | Mercedes-Benz Impressões do Jaecoo 7: o SUV chinês que promete incomodar os gigantes do segmento