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Após 'fundo do poço' na pandemia, nível de alfabetização de crianças volta a subir: 56% aprenderam a ler e escrever na idade certa Por Emily Santos, g1 28/05/2024 11h24 Atualizado 28/05/2024 O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) que 56% das crianças que estudam em escolas da rede pública foram alfabetizadas na idade certa em 2023. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa, segundo o MEC. O patamar alcançado pela nova política é semelhante ao percentual de estudantes alfabetizados no Brasil em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era de 55% (entenda abaixo a diferença do atual programa para o Saeb). "É importante de comemorar, mas ainda estamos muito longe, porque não queremos apenas metade das nossas crianças alfabetizadas na idade certa, queremos 100%. Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer", avaliou Camilo Santana, ministro da Educação. LEIA TAMBÉM: Cursos EAD para formação de professores devem ter metade de carga horária presencial, decide MEC De acordo com o ministro, mais de R$ 1 bilhão foi repassado para os estados e municípios para desenvolver políticas locais de alfabetização, garantir a construção de cantinhos de leitura em escolas, formar gestores e professores, entre outras iniciativas. Situação nos estados* Índice de crianças alfabetizadas na idade certa: Brasil - 56%Alagoas - 44%Amapá - 42%Amazonas - 52%Bahia - 37%Ceará - 85%Espírito Santo - 68%Goiás - 67%Maranhão - 56%Mato Grosso - 55%Mato Grosso do Sul - 47%Minas Gerais - 60%Pará - 48%Paraíba - 51%Paraná - 73%Pernambuco - 59%Piauí - 52%Rio de Janeiro - 52%Rio Grande do Norte - 37%Rio Grande do Sul - 63%Rondônia - 65%Santa Catarina - 61%São Paulo - 52%Sergipe - 31%Tocantins - 44% *Acre, Roraima e Distrito Federal não fizeram as avaliações estaduais em 2023, segundo o MEC. Em junho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, no lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. — Foto: Arquivo/Fabio Rodrigues-Pozzebom/Divulgação O que é o Compromisso e qual a diferença para o Saeb? O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC em 2023, com o objetivo de articular ações municipais, estaduais e federais em torno de uma meta: garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever. Para que isso se torne possível, o governo criou uma ferramenta nova de avaliação, capaz de traçar um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede. Até então, a principal prova para “medir” os conhecimentos das crianças era o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Só que o foco dessa avaliação são os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que respondem questões de português e matemática. Há dois pontos frágeis no Saeb, no quesito de alfabetização: em 2021, as crianças de 2º ano do ensino fundamental só participaram por amostra: ou seja, não foram todas que integraram o levantamento;a avaliação é feita a cada dois anos, intervalo que impede um acompanhamento em tempo real dos problemas de aprendizagem. Como solução, no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, avaliações aplicadas por cada estado passaram a ser integradas aos dados do Saeb. Elas são: anuais, para um monitoramento constante das crianças;e censitárias, em vez de por amostra (ou seja, todos participam). A ideia do MEC é, ao associar o Saeb e as provas estaduais, chegar a uma resposta mais precisa da situação de cada rede de ensino. VÍDEO Abaixo, veja reportagem do Jornal Nacional sobre o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Governo lança programa de alfabetização infantil de R$3bi


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