Representação em texto

Candidatos da reaplicação do Enem 2020 fazem segundo dia de provas nesta quarta

IDTEJ_0284
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/02/24/candidatos-da-reaplicacao-do-enem-2020-fazem-segundo-dia-de-provas-nesta-quarta.ghtml
TítuloCandidatos da reaplicação do Enem 2020 fazem segundo dia de provas nesta quarta
SubtítuloEnem PPL, para pessoas privadas de liberdade, é aplicado na mesma data. Ao todo, são cerca de 276 mil inscritos - entre eles, os alunos do Amazonas e os que tiveram Covid-19 na data original da avaliação.
Ano2021
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEducação
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Em esta quarta-feira ( 24 ) , candidatos de a reaplicação de o Exame Nacional de o Ensino Médio ( Enem ) 2020 e pessoas privadas de liberdade ( Enem PPL ) farão o segundo dia de provas , com 45 questões de ciências de a natureza e 45 de matemática .

Confira os horários :

11h30 : abertura de os portões de os locais de prova 13h : fechamento de os portões 13h30 : início de a aplicação de o exame 18h30 : fim de a prova

A princípio , em todo o país , são 276 mil participantes inscritos .

Entre eles , estão : 41.864 privados de liberdade , que prestam o Enem PPL dentro de unidades prisionais e socioeducativas ; 163.444 inscritos em o estado de o Amazonas , 969 em a cidade de Espigão D'Oeste ( RO ) e 2.863 em Rolim de Moura ( RO ) , onde a prova foi suspensa por causa de a pandemia ; 66.860 candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas ( como Covid-19 ) em o dia de a primeira aplicação , que enfrentaram problemas logísticos ( falta de luz em o local de prova , por exemplo ) ou que foram barrados em salas lotadas . O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ) não divulgou quantos se encaixam em cada uma de as situações mencionadas . O primeiro dia de prova ocorreu em esta terça , em 1.480 municípios . Em Boca de o Acre , em o Amazonas , o exame foi suspenso por decisão de o prefeito , José de a Cruz , por causa de os alagamentos registrados em a cidade . Segundo o Inep , os candidatos afetados poderão participar de o Enem 2021 , em data a ser confirmada ( outubro ou novembro ) .

Tema de a redação Em o primeiro dia de provas , em a terça-feira , os candidatos responderam a questões de linguagens e de ciências humanas , e tiveram de escrever sobre " a falta de empatia em as relações sociais em o Brasil . Ana Cristina Campedeli , professora de redação de o Colégio Oficina de o Estudante ( SP ) , considera um bom tema para o exame .

" É um assunto pertinente , porque conversa com fatos de a atualidade .

Os alunos poderiam citar , por exemplo , as chamadas ' vacinas de vento ' ou os jovens que saem de casa e colocam em risco seus pais e avós " , diz .

" A redação propõe uma reflexão importante sobre o momento que estamos vivendo . "

A professora Maria Aparecida Custódio , de o laboratório de redação de o curso Objetivo ( SP ) , afirma que seria possível estabelecer uma relação com entre a falta de empatia e a desigualdade em o Brasil .

" uma naturalização de as injustiças sociais em o país . Nós em os acostumamos a o fato de haver pessoas abaixo de a linha de a miséria , sem saneamento básico , sem acesso a a educação , desempregadas " , diz . Abaixo , veja quais foram os outros temas de redação de o Enem 2020 .

Temas em o Enem impresso e digital :

Em a primeira aplicação de o Enem impresso , em 17 de janeiro , a redação teve como tema : 'o estigma associado a as doenças mentais em a sociedade brasileira ' . Em o Enem digital , em 31 de janeiro , os candidatos escreveram sobre o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões de o Brasil .

Resultados

O gabarito e os cadernos de questões serão divulgados em a segunda-feira ( ) .

As notas individuais saem em 29 de março , junto com a de os candidatos de a primeira aplicação e de o Enem digital . Abstenção em o Enem 2020

As outras versões de o Enem 2020 foram marcadas por altos índices de abstenção .

Em a prova impressa , aplicada em 17 e 24 de janeiro , mais de a metade de os inscritos não compareceu .

Em o Enem digital , 96 mil estavam confirmados , mas 68 % faltaram em o primeiro domingo , e 71,3 % , em o segundo .

Foi a estreia de o formato informatizado .

O índice de abstenção de a reaplicação de o Enem será divulgado por o Inep em o fim de a quarta-feira . Vídeos de Educação :


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases