Representação em texto

Aos 18 anos, aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2021 coleciona ouros em olimpíadas de física e química

IDTEJ_0236
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2022/02/10/aos-18-anos-aluna-nota-mil-na-redacao-do-enem-2021-coleciona-ouros-em-olimpiadas-de-fisica-e-quimica.ghtml
TítuloAos 18 anos, aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2021 coleciona ouros em olimpíadas de física e química
SubtítuloCássia Aguiar, de Fortaleza, começou a treinar a escrita de dissertações apenas nos últimos dois meses de 2021. Antes disso, seu foco era se preparar para a Olimpíada Internacional de Química.
Ano2022
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEducação
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Cassinha , atende , você tirou mil em a redação de o Enem ! . Foi assim , com uma mensagem de voz de um amigo , que a cearense Cássia Caroline Aguiar , de 18 anos , acordou em o início de a noite de quarta-feira ( 9 ) . Compartilhe esta notícia em o WhatsApp Compartilhe esta notícia em o Telegram

Ela tinha desistido de visualizar seu boletim de desempenho de o Exame Nacional de o Ensino Médio .

Apesar de o ministro Milton Ribeiro ter anunciado em o Twitter que a divulgação de as notas , prevista inicialmente para sexta-feira ( 11 ) , seria antecipada para as 19h de quarta-feira , candidatos tiveram dificuldade de acessar os resultados em as três primeiras horas . REDAÇÕES NOTA MIL : leia exemplos de 2020 SISU : 9 pontos sobre o programa de acesso a universidades

E AGORA ?

Veja o que para fazer com a nota de o Enem CHUVA DE MEMES : problemas em a divulgação de as notas de o Enem geram piadas

Resultado de o Enem está disponível em o site de o Inep Fiquei impaciente e decidi dormir cedo . Mas meu amigo me procurou e disse que estava conseguindo ver as notas de ele . Passei meu login , e ele abriu meu perfil em o celular de ele , conta Cássia . Quando viu minha nota mil , me mandou mensagem e ligou .

Comemorei muito com a minha mãe e a minha avó . Talvez você imagine que Cássia é aquela aluna 100 % de humanas , que escreveu centenas de redações a o longo de o ano e que prefere linguagens a os números .

Engano seu . A jovem coleciona medalhas em olimpíadas de exatas : citando os maiores destaques , ela ganhou ouro em a Brasileira de Física ( OBF , em o ano de o ensino fundamental ) e em a Brasileira de Química ( OBQ , em o ano de o ensino médio ) .

Em 2021 , ainda foi bronze em a Olimpíada Internacional de Química ( se não fosse a pandemia , ela teria feito a prova presencialmente , em o Japão ) .

Exatamente por esse desempenho excepcional em as competições , Cássia ganhou uma bolsa de estudos para fazer parte de a turma de ensino médio de o Colégio Master , em Fortaleza , em o grupo focado para o vestibular de o Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA , um de os mais concorridos de o país ) .

Faltando dois meses para o fim de o ano letivo , ela mudou de ideia e pediu transferência para a classe que se concentraria em o preparo para o Enem . Percebi que , em o ITA , ficaria mais direcionada a assuntos de física e de cálculo , a coisas de escritório . Mas sempre gostei de química e de biologia . Queria trabalhar com pessoas .

Por isso , decidi fazer medicina , conta . então começaram os treinos de redação . A professora ensinava o esqueleto de a dissertação . Eu fazia alguns textos e ficava os relendo depois , procurando meus erros .

Mas sei que muita gente exercitou bem mais de o que eu em essa parte .

Cássia agora aguarda as inscrições de o Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) para pleitear uma vaga em a Universidade Federal de o Ceará ( UFC ) .

Qual era o tema de a redação mesmo ? Quais foram os argumentos que você apresentou em a sua redação , Cássia ? , questionou o g1 . Ai , em a emoção , eu até esqueci : qual era o tema mesmo ? , respondeu , rindo . Depois de alguns segundos , ela deu uma olhada em a folha de rascunho de o seu texto ( veja foto abaixo ) . Nossa , está cheio de asterisco ; não para entender nada .

Lembro que , quando vi qual era o assunto [ Invisibilidade e registro civil : garantia de acesso a a cidadania em o Brasil " ] , não sabia direito o que escrever , deixei essa parte mais para o fim de a prova " , afirma .

" que fiquei aperreada , com medo de não dar para terminar , diz . O finalzinho de o último parágrafo , por exemplo , foi escrito direto em a folha final .

Ainda assim , restava a esperança de tirar a nota máxima .

Em o fundo , sempre fica aquele sonho de conseguir o ' mil ' " .


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases