Representação em texto

Censo Escolar 2021: rede pública tem aumento de matrículas no ensino médio e queda no infantil

IDTEJ_0220
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/12/21/censo-escolar-2021.ghtml
TítuloCenso Escolar 2021: rede pública tem aumento de matrículas no ensino médio e queda no infantil
SubtítuloEm 2021, as escolas públicas tinham 36,4 milhões de matrículas na educação básica e 1,1 milhão na educação especial.
Ano2021
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEducação
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O ensino público brasileiro em 2021 teve queda de matrículas em a educação infantil e em a de jovens e adultos , mas viu o aumento de alunos em o ensino médio e em o ensino integral . Os dados são de o Censo Escolar de a Educação Básica 2021 , divulgado em esta terça-feira ( 21 ) em o " Diário Oficial de a União " por o Ministério de a Educação .

A o todo , houve em este ano 36.401.378 matrículas em a educação básica pública , que vai de a creche a o ensino médio , incluindo a educação de jovens e adultos . O número representa um aumento de 0,15 % em relação a o ano passado . Novo ensino médio : entenda o que deve mudar a partir de 2022 Câmara conclui votação de o projeto que regulamenta Fundeb ; texto vai a a sanção o número de matrículas totais de a educação especial aumentou 4,22 % em este ano , com 1.143.717 alunos inscritos em a educação básica em a rede pública .

Este ano teve mais de 46 mil alunos matriculados em relação a 2020 .

As únicas áreas que tiveram queda foram o ensino fundamental 1 ( a ano ) e ensino fundamental de o EJA . O dados sobre matrículas são importantes para a distribuição de recursos de o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de a Educação Básica ( Fundeb ) e para a execução de programas em a área de a educação . Destaques de o levantamento Queda de 101.893 alunos em a educação infantil ( -1,59 % ) , que compreende creche e pré-escola ; Queda de 43.754 alunos de a educação de jovens e adultos ( EJA ) de os ensinos fundamental e médio ( -1,8 % ) ;

Aumento de 189.706 alunos em o ensino médio (3 % ) ; Leve aumento de 11.712 alunos em o ensino fundamental ( 0,06 % ) ;

Troca de o ensino parcial por o integral .

Enquanto mais de 438 mil alunos deixaram o ensino parcial , mais de 530 mil ingressaram em o integral . Os anos finais de o ensino fundamental e o ensino médio são considerados as etapas mais problemáticas em as avaliações de ensino e aprendizagem . Uma de as estratégias para combater o déficit de aprendizagem é expandir o ensino para o período integral , uma de as metas de o Plano Nacional de Educação ( PNE ) . Escolas estaduais e municipais aumentaram consideravelmente a oferta de esse tipo de ensino e o reflexo é visto em essa transição de o censo , com a entrada de meio milhão de alunos para a modalidade . Os maiores aumentos foram registrados em os anos finais de o ensino fundamental ( a o ) , com mais de 270 mil matrículas , e em o ensino médio , com aumento de quase 200 mil matrículas . Pandemia e de a mudança demográfica

Os números refletem mudanças em a estrutura de a sociedade , o medo de os pais em relação a o coronavírus e os impactos de a crise econômica associada a a pandemia , avalia Claudia Costin , diretora de o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais de a Fundação Getúlio Vargas ( FGV ) .

A diminuição de alunos de o ensino infantil se deve , de acordo com os especialistas , a uma transição demográfica , com menos crianças pequenas por família . " Durante um tempo , isso não impactou as creches dada a a insuficiência de a oferta " , explica Costin .

Para além de isso , a diretora um medo de os pais em relação a o contágio em as escolas associado a a ideia de que essas crianças podem demorar mais para entrar em a escola .

Para ela , essa decisão vai impactar o desenvolvimento de as crianças .

" Os pais estão assustados .

Eles lidam melhor com com retardar a entrada em creches e em a pré-escola de o que em o ensino fundamental . O que é uma pena , porque a educação infantil tem um papel importante pro desenvolvimento , socialização .

Muitas crianças em o isolamento retardaram a fala , não temos mais as famílias ampliadas em que as crianças convivem com crianças maiores " , explica . Para Ernesto Martins Faria , diretor-fundador de o Interdisciplinaridade e Evidências em o Debate Educacional ( Iede ) , ainda é necessário um acompanhamento mais longo para analisar os dados divulgados em essa terça .

" O ideal é fazer essas análises olhando uma diferença de tempo maior e seguir os estudantes , fazendo uma análise longitudinal " , diz . A queda em o EJA também está relacionada com a pandemia , segundo Costin , porque esses alunos foram muito impactados por a diminuição de a renda e de os empregos . o aumento de matrículas de o ensino médio e a transição de o ensino parcial para o integral são resultados de políticas de educação . Segundo a diretora , o ensino médio vivia uma tendência histórica de aumento .

" É um número para ser celebrado . Durante um certo tempo , dada a a repetência , o ensino ficou inchado porque os jovens de 15 a 17 anos ficavam retidos em o fundamental .

Agora , vem aumentando o percentual de jovens de essa idade que estão matriculados em o ensino médio " , explica .


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases