Representação em texto

Cearense posa com pá e vassoura em fotos de formatura para homenagear mãe diarista: ‘Ela é minha referência’

IDTEJ_0067
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2024/12/15/cearense-posa-com-pa-e-vassoura-em-fotos-de-formatura-para-homenagear-mae-diarista-ela-e-minha-referencia.ghtml
TítuloCearense posa com pá e vassoura em fotos de formatura para homenagear mãe diarista: ‘Ela é minha referência’
SubtítuloJamille Bezerra, de 28 anos, vai se formar em janeiro em Gastronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Baturité. As fotos de formatura, feitas no dia 7 de dezembro, emocionaram a web.
Ano2024
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEducação
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Filha se forma em gastronomia e homenageia mãe diarista

A estudante de gastronomia Jamille Bezerra , de 28 anos , se forma em janeiro de 2025 , mas suas fotos de formatura - feitas em 7 de dezembro - emocionaram a web . Isso porque a jovem levou uma e uma vassoura para a sessão de fotos , com o objetivo de homenagear sua mãe , de 54 anos , que é diarista .

" Eu estou estudando , tendo o privilégio de apenas estudar , por conta de o trabalho de ela . A gente que veio de baixo , de escola pública , tem o privilégio de apenas estudar , sabe que por trás tem alguém . E minha mãe é fundamental , não em a minha vida acadêmica , mas fundamental como um todo " , contou Jamille a o g1 .

O vídeo que mostra o momento em que as fotos foram tiradas tem mais de cem mil visualizações em as redes sociais ( veja acima ) . Em ele , a mãe de Jamille , Maria de a Conceição , chora emocionada com a surpresa . Além de Jamille , a diarista tem mais quatro filhos .

Todos foram criados com seu trabalho doméstico , que é motivo de muito orgulho para a família : " Cresci com uma mãe solo , então ela é minha referência . Minha escolha de curso veio por conta de ela , porque além de ser diarista , ela também é cozinheira .

Cresci vendo ela cozinhar , então o amor por a cozinha veio através de ela " , disse Jamille .

Comunidade em o interior de o Ceará realiza festival para manter vivas as memórias de o local Depois de 114 anos desaparecida , espécie de periquito ameaçado retorna a a área de Caatinga

A ideia surgiu de uma referência parecida que a estudante viu em as redes sociais . Ela irá se formar por o Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de o Ceará ( IFCE ) de o Campus Baturité . Jamille é a primeira pessoa de a família a estudar em um órgão federal e conta ter visto sua mãe sofrer muito preconceito por a profissão e por ser mãe solo : " ( A homenagem ) foi para dizer que tenho orgulho de ela . Tenho muito orgulho de as minhas origens , de a profissão que ela exerce . Eu sei que é uma profissão muito pesada ( ... ) muito desvalorizada . Tem um preconceito quando você fala que é diarista . Queria deixar claro para minha mãe que eu sempre tive orgulho de ela " , emocionou se a jovem .

Dados de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) mostram que o Brasil tem quase 6 milhões de trabalhadores domésticos . A lei que garante os direitos trabalhistas a empregados domésticos completou 11 anos em abril de 2024 .

Apesar de os avanços , ainda existem muitos desafios .

Jamille , a o fazer a homenagem para a mãe , também quis passar uma mensagem para outras trabalhadoras : " Eu cresci com a minha mãe sendo empregada doméstica . Em 2018 ela virou diarista . Sempre tive orgulho , porque sei que é um trabalho digno , apesar de pesado . Eu sempre olhei com admiração você sair de sua casa para cuidar de a casa de os outros . ( ... ) A gente precisa ter um olhar mais humano , com mais respeito " . O plano , para depois que entregar o Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ) e se formar , é trabalhar e mergulhar em o mundo acadêmico . Jamille sonha em ser professora universitária .

" Sou uma mulher , filha de mãe solo , oriunda de escola pública : o cenário diz que eu tenho que me contentar com pouco , mas minha mãe me ensinou que o pouco nunca me coube . Passei por dificuldade , ainda estou passando por dificuldade , mas ão me apeguei a isso .

O impossível existe se você quiser " , concluiu a jovem . Filha se forma em gastronomia e homenageia mãe Assista a os vídeos mais vistos de o Ceará :


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases