Representação em texto

Lira se reúne com a bancada da Bahia e diz que deputados querem desburocratizar envio de recursos a áreas atingidas pelas chuvas

IDTEJ_0677
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/politica/noticia/2021/12/28/lira-se-reune-com-a-bancada-da-bahia-e-diz-que-deputados-querem-agilidade-no-envio-de-recursos-a-areas-atingidas-pelas-chuvas.ghtml
TítuloLira se reúne com a bancada da Bahia e diz que deputados querem desburocratizar envio de recursos a áreas atingidas pelas chuvas
SubtítuloFortes chuvas dos últimos dias causaram estragos em centenas de cidades do estado. Lira disse que Congresso e governo vão atuar no que for preciso para reconstruir áreas afetadas.
Ano2021
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaPolítica
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

'O momento agora é de salvar vidas ' , diz Arthur Lira sobre chuvas que atingem o sul de a Bahia

O presidente de a Câmara , Arthur Lira ( PP-AL ) , se reuniu em o fim de a manhã de esta terça-feira ( 28 ) com deputados de a bancada de a Bahia para tratar de medidas para ajudar áreas de o estado atingidas por as fortes chuvas de os últimos dias . Lira disse que os deputados pediram desburocratização em o envio de recursos federais a as regiões afetadas .

" Um pleito de a bancada de a Bahia , muito unida como sempre , é de que isso [ envio de verba federal ] seja desburocratizado , para que isso chegue o mais rápido possível , para que o estado de a Bahia tenha sua vida de retorno a a normalidade de a maneira mais urgente possível " , afirmou Lira após o encontro em a residência oficial de a Câmara .

" Então , todas as medidas legislativas , a Câmara de os Deputados , junto com a bancada de a Bahia , junto com os outros parlamentares , com o povo brasileiro , governo federal , estão solícitos a fazer qualquer mudança legislativa que minimize a burocracia brasileira . Então , em um momento de esse de catástrofe , os recursos têm que chegar de maneira mais rápida " , completou Lira .

Chuvas em a Bahia :

Barragens de o estado estão em sinal de alerta O governo federal disponibilizou cerca de 19 milhões , para ações iniciais de resposta a os desastres naturais e assistência humanitária .

Além de isso , outros recursos também deverão ser liberados para a recuperação de áreas afetadas e a reconstrução de o que foi danificado . A Bahia contabiliza mais de 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados , de acordo com dados enviados por as prefeituras e divulgados em a tarde por a Superintendência de Proteção e Defesa Civil ( Sudec ) . O total de municípios afetados chega a 116 , sendo que 100 de eles decretaram situação de emergência . Por o menos 20 pessoas morreram . Lira lembrou que três ministros de o governo visitaram as áreas atingidas em esta terça :

Marcelo Queiroga ( Saúde ) , Rogério Marinho ( Desenvolvimento Regional ) e Damares Alves ( Mulher , Família e Direitos Humanos ) . Lira também disse que o governo federal e a Câmara tomarão as providências necessárias para auxiliar a recuperação de a Bahia .

" Toda assistência tem sido dada , mas vem a parte , que é a parte mais grossa , que é de a reconstrução de o estado e de a vida de as pessoas que terão todo o apoio legislativo de a Câmara de os Deputados " , completou o presidente de a Câmara .

Fundo

Lira também defendeu a criação de um fundo para acelerar o envio de verbas federais em casos de catástrofes , como a de a Bahia .

" Estamos aqui analisando que tipo de medidas a gente pode fazer para propor a o Brasil que tenhamos um fundo específico , que consta em o orçamento muitas vezes , e a primeira coisa que sai , porque muita gente não tem a realidade de quando vai acontecer uma catástrofe " , defendeu Lira .


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases