Representação em texto

Copel anuncia venda de usina termelétrica em Araucária

IDTEJ_0451
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/pr/parana/economia/noticia/2022/12/26/copel-anuncia-a-venda-de-usina-termeletrica-em-araucaria.ghtml
TítuloCopel anuncia venda de usina termelétrica em Araucária
SubtítuloUsina possui uma turbina à gás e outra a vapor, e pode produzir energia para o sistema interligado nacional sempre que for acionada. Copel informou que estuda remanejamento dos funcionários.
Ano2022
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEconomia
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Copel anuncia a venda de usina termelétrica , em Araucária

A Companhia Paranaense de Energia ( Copel ) anunciou a intenção de vender a Usina Elétrica a Gás de Araucária ( UEGA ) , em a Região Metropolitana de Curitiba .

A empresa possui participação direta e indireta de 81,2 % em o capital social de a usina .

O documento que oficializa a intenção é de a última quinta-feira ( 22 ) e é obrigatório por a legislação brasileira em processos de privatização .

Em o arquivo , a Copel informa que a intenção de venda é em conjunto com a Petrobrás , que possui 18,8 % de as ações de a UEGA . O planejamento de as empresas para a venda ocorre desde julho de este ano .

A usina foi montada em 1998 , mas começou a produzir em 2002 . Ela possui uma turbina a a gás e outra a vapor , e pode produzir energia para o sistema interligado nacional sempre que for acionada .

Os investidores interessados devem se manifestar até o dia 31 de janeiro a os responsáveis por o processo de venda .

Em nota , a Copel informou que estuda o remanejamento de os funcionários .

Movimentação em a economia de a cidade

Em a mesma cidade , outra movimentação é a interrupção em o processo de venda de a Araucária Nitrogenados ( Ansa ) , antiga Fafen , subsidiária de a Petrobrás para produção de fertilizantes .

A tentativa de venda começou em 2020 , com a interrupção de a produção , demissão de 400 funcionários e desligamento de 1.300 terceirizados . Conforme a Federação Única de os Petroleiros , a empresa era responsável por a produção de 30 % de o mercado brasileiro de ureia e amônia , usadas em a agricultura para repor nutrientes em diversos tipos de solo .

Desde então , um grupo russo demonstrou interesse em adquirir a empresa , porém as negociações não avançaram .

A expectativa de a Federação Única de os Petroleiros é que a empresa volte a produzir .

De acordo com eles , isso possibilitaria que o brasil não fosse tão dependente de produtos externos , além de abrir postos de trabalho . A posição é reiterada por o secretário de Governo de Araucária , Genildo Carvalho .

" A reativação de ela representa não um aumento de receita para o Governo de o Paraná , como também em o aumento de postos de trabalho .

Deixar uma planta de essa inativada traz um prejuízo imensurável para o nosso estado e nosso pais , inclusive para atender o nosso agronegócio " , afirma Carvalho . Leia mais notícias em o g1 Paraná .


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases