Representação em texto

Unicamp: 4 em cada 10 estudantes querem aproveitar conhecimento para criar novas empresas

IDTEJ_0107
LínguaPortuguês brasileiro
FonteG1
Linkhttps://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/educacao/noticia/2023/12/05/unicamp-4-em-cada-10-estudantes-querem-aproveitar-conhecimento-para-criar-novas-empresas.ghtml
TítuloUnicamp: 4 em cada 10 estudantes querem aproveitar conhecimento para criar novas empresas
SubtítuloPesquisa realizada por meio da Inova mostra potencial de empreendedorismo entre os alunos dos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Análise também identifica obstáculos e possibilidade de ampliar visão.
Ano2023
CorpusTEJ
DomínioJornalístico
TemaEducação
PropósitoNoticiar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Uma pesquisa promovida por a Unicamp mostrou que 40 % de seus estudantes têm como objetivo empreender , em especial criar empresas derivadas de conhecimentos e trabalhos desenvolvidos em a universidade .

Participe de o canal de o g1 Campinas em o WhatsApp

Realizado por meio de a Agência de Inovação Inova Unicamp , o trabalho entrevistou 837 alunos de 24 unidades em os campi de Campinas ( SP ) , Limeira ( SP ) e Piracicaba ( SP ) , entre abril e maio de 2023 . Os dados foram divulgados em esta segunda ( 4 ) .

E entre os que demonstraram interesse em empreender , 49 % têm como objetivo o sucesso financeiro , enquanto 41 % de eles esperam " criar um impacto positivo em o mundo por meio de novas soluções " .

Obstáculos

Por outro lado , os entrevistados também revelaram que existem alguns obstáculos que limitam tais pretensões .

Assim , dentre os graduandos que não planejam empreender , foram mencionados como impeditivos :

Falta de recursos financeiros ( 21 % )

Medo de lidar com incertezas e riscos ( 17 % )

Pouco conhecimento técnico ( 16 % )

Inexistência de habilidades administrativas ( 14 % )

O receio motivado por a falta de conhecimentos teóricos mais específicos em a área também foi evidenciado dentro de as respostas de os alunos que responderam a pesquisa , segundo a Inova .

Pode ampliar

A pesquisa mostrou que 80 % de os entrevistados ainda não cursaram qualquer disciplina de empreendedorismo , o que indica espaço para expansão e melhor comunicação de essas oportunidades . Um mapeamento revelou 26 disciplinas vinculadas a diferentes institutos ou faculdades de a Unicamp , que são oferecidas para alunos de a graduação , pós-graduação e extensão abordando inovação e empreendedorismo .

Unicamp : ' empresas-filhas ' elevam faturamento em 32 % e abrem 2,5 mil empregos em um ano , diz Inova


Guardar XMLDownload textRepresentação em frases